logo CEGAA

SFbBox by PSD-Loft.com Website

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Informação IMT - Tacógrafos de 2ª Geração

 

O IMT, I.P. enviou à ARAN uma nota com informação sobre os novos cartões tacográficos de 2ª geração de centros de ensaio.

 

"Os novos cartões tacográficos de 2ª geração, para os Centros de Ensaio, estão a ser produzidos desde o passado dia 23 de agosto. Estes cartões tacográficos de centro de ensaio de 2ª geração são essenciais para a inicialização e calibração dos tacógrafos de 2ª geração, com que os veículos novos a introduzir no mercado já estão equipados.

 

O processo para a emissão dos novos cartões tacográficos de 2ª geração obrigou à reformulação de todo o sistema de emissão e à obtenção de novos certificados digitais e chaves de encriptação fornecidos pelas instâncias competentes da Comunidade Europeia (CE), bem como à aprovação pela ERCA (European Roote Certification Authority) de uma nova “Política Portuguesa para o tacógrafo inteligente”, associada à emissão de cartões tacográficos de 2ª geração.


Após ter sido aprovada a Política foram disponibilizadas pela ERCA as “chaves de segurança informática “, que o IMT forneceu à INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, tendo em vista a produção dos cartões tacográficos de 2ª geração, nomeadamente os dos Centros de Ensaio, entidades que efetuam as operações de inicialização e calibração dos tacógrafos, necessárias para o seu correto funcionamento.


Tendo sido concluída a fase final de testes em situação real com protótipos de cartões tacográficos de 2ª geração, a INCM encontra-se em condições de iniciar a produção destes cartões tacográficos.


Sendo os cartões tacográficos de centro de ensaio de 2ª geração essenciais para a inicialização e calibração dos tacógrafos de 2.ª geração, com que os veículos novos a introduzir no mercado já estão equipados, a produção de cartões de 2ª geração iniciar-se-á por este tipo de cartões.


Assim, os pedidos de cartões de centro de ensaio entrados no IMT a partir do dia 19-8-2019, já serão produzidos pela INCM como cartões de 2.ª geração (a produção iniciou-se no dia 26-08-2019).


Gradualmente a INCM passará a produzir os restantes tipos de cartões (empresa, condutor e controlo) como 2ª geração, cessando a produção de cartões tacográficos de 1ª geração.»


Fonte: IMT, I. P.