Subscreva a nossa newsletter e receba as últimas novidades no seu email.

logo CEGAA

SFbBox by PSD-Loft.com Website

Institucional

 

Historial

A ARAN nasceu em 29 de Maio de 1940 sob o nome de Grémio das Oficinas de Reparação de Automóveis e Indústrias Anexas do Norte através de alvará que aprova os seus estatutos, área geográfica e âmbito de actividade, emitido pelo Sub-Secretariado de Estado e Previdência Social.

A partir de 1948 passou a integrar os ramos das garagens, estações de serviço, do fabrico de carroçarias e de acessórios para automóveis.

Foi no ano de 1975 que o então Grémio das Oficinas de Reparação de Automóveis, Garagens e Indústrias Anexas do Norte deu lugar à Associação do Ramo Automóvel do Norte mantendo o mesmo âmbito territorial e de actividade.

Em 1988 foi alargado o leque de actividades que passou a incluir o comércio de retalho de automóveis novos e usados, atrelados, caravanas e motociclos. Foram abrangidos também o comércio de retalho de pneus, peças, componentes e acessórios.

No ano de 1994 a Associação estando atenta à evolução do Associativismo do sector automóvel adquiriu âmbito Nacional passando a designar-se ARAN - Associação Nacional do Ramo Automóvel com representação de todas actividades do sector automóvel correspondendo a cada uma delas uma divisão dotada de órgãos e funções estatutárias próprias.

O ano de 2002 marca a transição para um regime de gestão empresarial com forte empenho e com atenção ao desenvolvimento do sector, criando mais valias para as empresas associadas para conseguirem uma diferenciação na área da gestão.

A 26 de Fevereiro de 2008 foi atribuído à ARAN o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

 

Missão

A ARAN tem por missão, promover e assegurar a defesa, apoiar os interesses legítimos das actividades empresariais que representa, bem como o seu desenvolvimento. Deverá ainda fomentar o espírito de solidariedade e apoio recíprocos entre os seus membros.

 

Objectivos

Assegurar a representação das actividades, que possam contribuir para o desenvolvimento e progresso da actividade dos seus associados;


Organizar e manter serviços permanentes destinados a apoiar as actividades e os interesses dos seus associados, designadamente os de natureza jurídica, económica e social;


Disciplinar, por via genérica, as actividades que abrange, propondo ao Governo as medidas adequadas e adoptando as que a lei lhe consentir;


Defender, por todos os meios, o cumprimento das regras que, no âmbito da alínea anterior, forem estabelecidas e empenhar-se na prevenção ou eliminação das situações de concorrência desleal;


Negociar e outorgar as convenções colectivas de trabalho para o sector por si representado; intervir, quando solicitada, na solução de litígios de trabalho entre os seus associados e os trabalhadores, ou respectivos sindicatos e nos diferendos entre os seus associados resultantes do exercício das actividades que enquadra;


Constituir e administrar fundos nos termos regulamentares;


Estudar e defender os interesses das Pequenas e Médias Empresas;


Decidir da atribuição aos associados, em caso de conflitos de trabalho, das compensações previstas em regulamento interno.

 

Organigrama

 

Cargo Nome Empresa
Presidente António Manuel Marques Teixeira Lopes (Dr.) Fidelização - A. T. Lopes
Vogais Efectivos Mário Pinto Teixeira Viafiel - Automóveis, Lda
  Rodrigo Ferreira da Silva (Dr.) Maiauto - Mário Ferreira da Silva, Lda.
  Álvaro José Maria Monteiro de Aguiar (Dr.) Citiauto, Lda
  José Miranda Barbosa Miranda Barbosa & Amorim, Lda
  Rui Gonçalves ( Dr.) VAP, SA
  Joaquim Fernandes Mota Irmãos Mota, Lda
  Mário Pinto Teixiera  Maria Cristina Jorge Sociedade Unipessoal, Lda
Vogais Suplentes Jorge Almeira Rodrigues Jorge Amortecedores, Lda.
  Carlos Gomes da Cunha Pereira Garagem Campo Lindo, SA



Conselho Fiscal

Cargo Nome Empresa
Presidente António Nuno Pinto Gonçalves (Eng.) JapAutomotive, Lda
Vogais Efectivos Fernando José Monteiro Palhinhas (Eng.) Fernando Palhinhas, Lda.
  Carlos Vieira Correia Carlos Vieira Correia & Filhos, Lda.
Vogais Substitutos Rui Leite Acácio Leite, Unip., Lda.
  João Manuel Cardoso da Graça Graçamotor, Lda.



Mesa da Assembleia Geral

Cargo Nome Empresa
Presidente Gualter Mota Santos (Eng.) Filinto Mota, Sucrs., SA
Vice Presidente Jorge Simão ( Engº) Fernando Diogo Simão, Lda
1º Secretário Afonso Ferreira Auto Sete Fontes, Lda
2º Secretário Domingos Orlando da Costa e Silva Manuel António da Silva & Filhos, Lda.