Subscreva a nossa newsletter e receba as últimas novidades no seu email.

logo CEGAA

SFbBox by PSD-Loft.com Website

Circule com precaução nas estradas de Portugal

O semanário MUNDO PORTUGUÊS em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa e a Infraestruturas de Portugal lançou uma campanha de prevenção.

 

Pretende-se com esta iniciativa promover as boas práticas de condução nas estradas portuguesas e reforçar a segurança e os conceitos de cidadania responsável.

 

Nos anos mais recentes assistiu-se à construção de estradas com 3 vias de rodagem o que veio a originar muitas vezes maus hábitos de condução. De uma forma surpreendente muitos condutores praticamente deixaram de usar a via da direita que é onde é obrigatório circular.

 

Segundo o artigo 13 do Código da Estrada, é dito de forma clara:

 

1 – O trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes.

 

2 – Quando necessário, pode ser utilizado o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar ou mudar de direção.

 

Em estradas com 3 vias, naturalmente, as faixas da esquerda só podem ser usadas em situação de ultrapassagem ou mudança de direção. Tem-se assistido a uma degradação significativa da segurança na circulação nestas vias, tendo em muitos casos originado acidentes e um perigo crescente na via publica que urge por fim na salvaguarda do interesse e defesa de todos.

 

Para mais informações:

campanha@mundoportugues.pt
ou telefones (+351) 210 347 279 / (+351) 913 940 833